sábado, 17 de março de 2012

DNA do Humor com Criss Paiva


E é com muito orgulho, felicidade e admiração que apresento a entrevistada dessa semana aqui no DNA do Humor! Com vocês... a diva do Stand Up Criss Paiva! De Sorocaba para o mundo, ela faz parte do Humor de Salto Alto e está no elenco da Praça é Nossa junto com seu futuro marido Davi Mansour fazendo o quadro do Casal Ciumento. Sou muito suspeita para falar dessa grande humorista, então nem vou comentar que ela tem textos geniais, é uma fofa e arranca risadas por onde passa... Acho melhor você ler a entrevista e tirar suas próprias conclusões!

Por que você resolveu entrar nessa carreira do Stand Up Comedy?
Eu nao resolvi, eu fui obrigada! Um amigo pegou um texto meu, me fez juntar umas historias minhas e contar no palco. Eu sempre fui muito timida (sou ate hoje!) e passo de orgulhosa as vezes, de tanto que evito falar com as pessoas.. Mas é só vergonha mesmo. Eu era falante e tagarela, mas só com os amigos mais proximos.


Você acha que no Brasil o humor ainda sofre restrição com relação ao politicamente correto?
Sofre muito, o brasileiro é um povo hipocrita demais. Todo mundo guarda o humor negro dentro de si, mas quando alguem expõe, vira alvo. Sabe quando sua amiga escorrega e você tem vontade de rir? Isso quer dizer que você gosta menos da sua amiga? Que desejou que ela caísse? Claro que não! Voce até se preocupa se ela se machucou e, se aconteceu, você vai ajudá-la. Mas o tombo foi engraçado e pronto. Assim acontece em proporções maiores, mas sempre que acontece de um humorista fazer piada com uma tragédia, nos xingam como se fôssemos nós os culpados pelo efeito estufa, pelas armas nucleares e pela corrupção. Ano passado, enquanto muita gente xingava os humoristas pelas piadinhas feitas sobre enchente, os humoristas estavam reunidos fazendo shows beneficentes pra enviar ajuda às vítimas. E os reclamões, fizeram o que?

Na sua primeira apresentação você ficou muito nervosa?
Muito? Multiplica esse muito muitas vezes, pra chegar perto de quanto fiquei nervosa! Eu tremia, gaguejava, suava frio. Até hoje fico um pouco nervosa quando apresento em alguns lugares, ainda mais quando vou dividir o palco com humoristas que, além de amigos, são meus ídolos!

Por que você acredita que as pessoas se identificam tanto com o humor do Stand Up?
Porque falamos de assuntos que as pessoas vivem diariamente, porque falamos de problemas de todo mundo, de raivas, impaciências, medos de todo mundo, e as pessoas riem de si mesmas sem nem perceber.



Quais são suas referências no humor?
Tem muitos que admiro por diversas razões, Oscar Filho, Fabio Porchat, Leo Lins, Danilo Gentili, Fernando Caruso, Fabio Rabin, Marcelo Adnet e claro, meu amado Davi Mansour (também conhecido como Sr.Paivo!)

Como você cria seus textos e se prepara para os shows?
Escrevo conforme tenho vontade de falar no assunto, de preferência quando alguma coisa me irrita demais. O palco é minha terapia! E pros shows não faço nada demais, só tento relaxar e conversar um pouco com os outros humoristas no camarim, porque sempre rolam assuntos engraçados e a gente já entra no clima pra fazer rir.

Por ser mulher você enfrentou algum preconceito ao iniciar a carreira no humor?
Um pouco sim, principalmente das mulheres. Pode parecer maluquice (e eu acho que é bem maluco isso mesmo) mas quem mais se incomoda com mulher no palco são as próprias mulheres. A eterna concorrência, o incômodo porque fulana está no palco e chama a atenção do marido dela, mais do que ela mesma. Sei lá, são neuras femininas, os homens ficam um pouco com medo, porque estão acostumados a ver homem tirando sarro de mulher, então quando uma mulher sobe no palco, eles sabem que serão detonados! É isso que as mulheres tem que perceber, estamos juntas nessa, vamos falar mal deles também, oras!!!


Para você, é mais fácil fazer humor de improviso ou stand up comedy?
Essa já foi uma discussão interminável que tive com a Tata Werneck! Eu acho muito mais difícil o improviso, ela diz que não tem coragem de subir no palco sozinha pra fazer stand up.. Cada um tem sua dificuldade, claro, são situações bem diferentes e tanto uma quanto a outra requer estudo, preparo, dedicação e claro, talento.

Na sua opinião, por que o número  de mulheres no humor ainda é pequeno comparado ao número de homens nesse tipo de comédia?
Porque socialmente as mulheres são cobradas pra estarem lindas, magras, de unhas feitas, sem TPM, ótimas esposas, mães dedicadas e profissionais realizadas (desde continuem ganhando menos que os homens). Uma mulher que fala mal de si mesma, que assume qualquer espécie de fracasso (seja pessoal ou profissionalmente) não é muito bem visto pela sociedade. Então quando você ver uma mulher no palco se detonando, tenha certeza, ela é muito segura de si e está se importando muito pouco (ou quase nada) com o que possam pensar dela ali.

Você que já veio para o Vale do Paraíba, o que achou do publico daqui? É diferente fazer shows em grandes cidades e no interior?
Os shows são diferentes em todo lugar. Na verdade, às vezes duas sessões no mesmo lugar, no mesmo dia, já são totalmente diferentes! Cada plateia tem suas peculiaridades e a gente vai sentindo conforme o show vai rolando, vai se adaptando, vai conhecendo e moldando o show.

Fiquei sabendo que a Banda Calypso perdeu espaço e agora é a segunda melhor coisa de Belém do Pará, é verdade? (Piada fail: Davi é do Belém)
HAHAHAHAHA na verdade se existisse SÓ a banda calypso, nada mais, ela não seria a melhor coisa de Belém do Pará!!!! Mas depois do Davi (que obviamente é a melhor coisa de Belém pra mim) tem outras coisas que merecem entrar nessa lista, sim! Tem um bolo de chocolate divino de uma doceria famosa na cidade, tem a vista do rio na estação das docas.. e tem os outros humoristas de lá, que formam o grupo Em Pé Na Rede: Rominho Braga, Osmar Julio e Victor Camejo, além do André Medeiros que é genial no improviso e o Murilo Couto, que apesar de estar morando em São Paulo há bastante tempo, também é conterrâneo da Joelma, que, tadinha, ainda perde pro Tucupi, Açaí, Maniçoba, Tacacá, Tapioca, Cupuaçu e absolutamente qualquer outra coisa que venha de lá!



Quem você indica para ser entrevistado aqui no DNA do Humor?
Além desses todos que citei, indico o João Valio, com certeza!














Essa foi a entrevista com a Criss Paiva =) E aí, curtiram?! Eu adorei entrevistá-la, espero que vocês tenham gostado! Semana que vem tem mais! E preciso agradecer a Criss que mandou muito nas respostas! Obrigada, sua linda! Beijo gente, até o próximo DNA do Humor ;)


Nenhum comentário:

Postar um comentário