sábado, 18 de fevereiro de 2012

DNA do Humor com João Valio


De Sorocaba para o mundo, o entrevistado dessa semana no DNA do Humor é... João Valio! Improvisador, ator, palhaço e humorista, ele já se apresentou no Programa do Jô, na Praça é Nossa e ano passado fez parte do Time Rosa, campeão do Maratona do Humor da Record! Fundou em 2008, junto com os humoristas Fernando Strombeck e Osvaldo Barros, o grupo de Stand Up Comédia Instantânea, que já passou por várias cidades do Brasil desde a sua criação! O cara manda muito bem, leiam a entrevista e divirtam-se!

Como você entrou para esse universo do Stand Up Comedy? Por que você resolveu entrar nessa carreira?
Eu estudava a arte do clown (palhaço), fazia visitas como voluntário em hospitais, e sempre fazia cursos para melhorar minha performance. Um dia fiquei sabendo de um workshop de stand up comedy lá em Sorocaba (onde eu morava) e resolvi fazer para entender melhor o que era esse tipo de comédia. Não digo que aprendi a fazer stand up lá, mas me serviu como um pontapé inicial. Depois disso montei o grupo Comédia Instantânea com os amigos Osvaldo Barros e Fernando Strombeck e começamos a fazer shows na raça, produzindo, correndo atrás, vendendo ingressos, panfletando, etc.



Quais são suas referências no humor? 
Mr. Bean, Monty Python, Chico Anisio, George Carlin, Bill Cosby, Fabio Porchat.

Se não fosse humorista, o que você seria?
Meu sonho sempre foi vender coco na praia, hehehe... mas provavelmente eu seria Publicitário, pois é minha formação acadêmica.

Por que você acredita que as pessoas se identificam tanto com o humor de Stand Up?
Porque é um tipo que humor que usa o cotidiano como base para as piadas. Na maioria das vezes não são histórias inventadas, no máximo aumentadas.

Como você cria seus textos e se prepara para os shows?
Diariamente eu penso em piadas soltas e vou anotando, postando no twitter, facebook, etc. Depois sempre dou uma olhada no que criei durante a semana e uso isso como inspiração para criar um texto fechado, mais elaborado.

O que você prefere: humor de improviso, stand up ou personagem? 
Acho que todos tem suas peculiaridades e quando bem feito eu rio com qualquer um deles. Mas eu considero o humor de personagem mais difícil pra mim, ao contrário de alguns amigos que fazem ótimos personagens e dizem achar o stand up difícil.



Você que já veio para o Vale do Paraíba, o que achou do publico daqui? É diferente fazer shows em grandes cidades e no interior?
O público daqui é bem receptivo. É claro que pode variar, não pela cidade, mas pelo local do show. Algumas casas são mais "chiques", vai um pessoal mais "recatado", outras não, mas no geral sempre funcionou muito bem os shows que fiz aqui no Vale.

Você já cogitou a possibilidade de fazer dublagem de patos em desenhos animados?
Já. Não fui aprovado no teste, contrataram o Antonio Celso Junior.

No Maratona do Humor, já cortaram alguma piada sua? 
Já, mas não vejo problema, TV é assim mesmo, algumas coisa não podem ir ao ar mesmo. Passei a entender melhor isso depois que fui abordado na rua por algumas crianças (8, 9, 10 anos) que disseram assistir sempre e que gostam muito do meu trabalho. O programa passa domingo a tarde, então é mais do que normal ter criança assistindo, e por isso acho que a record tem mesmo que respeitar e pensar nisso.



Quem você indica para ser entrevistado no DNA do Humor?
Daniel Murillo. Ele tem um blog com várias histórias sobre os shows que ele faz por aí. www.tomaraqueninguemleia.blogspot.com












@joaovalio
facebook
www.joaovalio.com.br

Essa foi a entrevista com o João Valio =) Espero que vocês tenham gostado, eu curti muito! E aproveito para agradecer mais uma vez o João que topou participar, valeu mesmo! Semana que vem tem mais! Espero vocês, juízo no carnaval ein?!

Um comentário:

  1. Muito bom! Parabéns! Sou vidrado em humor, e dá pra descobrir muita coisa na internet! Olha o trabalho dessa mina aqui, tb, que maneiro: http://www.youtube.com/watch?v=ijL7_auLxS4&feature=g-all-u&context=G25a9493FAAAAAAAABAA

    abração

    ResponderExcluir