domingo, 15 de janeiro de 2012

DNA do Humor com Fábio Güeré


E vamos a mais uma entrevista aqui no DNA do Humor! O entrevistado da vez é o paulistano Fábio Güeré. Historiador por formação, ele uniu os fatos históricos com o humor e criou os projetos O que contam os contos e O descobrimento sem acabamento. Alem de, é claro, ter se apresentado pelo Brasil inteiro com os maiores grupos de Stand Up do país, como o Comédia em Pé e o Comédia Ao Vivo! Assisti o show dele no Risadaria do ano passado e virei fã! É um cara cheio de talento e que ainda vai muito longe! Confiram a entrevista abaixo, espero que gostem!

Quando você decidiu que iria entrar para o mundo do humor?
Quando meu trabalho estava me levando a morte. Coordenada uma equipe de RH, e o nível de stress estava prejudicando muito minha saúde e como já escrevia humor, resolvi me dedicar mais, a coisa foi e está acontecendo.



Quais foram suas maiores inspirações para entrar nessa carreira?
Pra ser sincero, não me inspirei em alguém, mas tive o apoio do Rabin, Tortorelli, Marinho e Carol Zoccoli. Gosto do trabalho do Geroge Carlin, Woody Allen e Sarah Silverman. No Brasil, curto Chico Anysio.

Você acha que tem limite para o humor?
Não... todo e qualquer assunto pode ver visto com bom humor... acho que existem apenas situações propícias ou não.

O que te levou a ser historiador? Como surgiu a ideia de juntar a história com o humor no projeto ‘’O que contam os contos’’?
Amo história e resolvi fazer o curso para me aprimorar na escrita e em dinâmica de aula, pois na época era palestrante. Sempre quis atrelar a história a comédia, até porque muitos fatos históricos são cômicos por si...
o primeiro trabalho foi "o descobrimento sem acabamento", uma sátira sobre fatos históricos nacionais desde a chegada dos portugueses, até os dias atuais... depois então, veio "o que contam os contos", os livros solicitados pela Fuvest, contados com muito bom humor e sarcasmo.

Qual conselho você daria para quem quer seguir carreira no humor?
Como em qualquer profissão, é necessário estudo e dedicação, contudo, você tem que gostar, diferentemente das outras profissões, os oportunistas aqui, costumam quebrar a cara mais cedo ou mais tarde.

Você já foi criticado por falar de algum tema polêmico? Tem algum assunto que você não faria piada de jeito nenhum?
Pra mim a unica coisa polêmica que existe é a palavra polêmica. Todo e qualquer assunto pode ser abordado e gerar uma piada ou mesmo um simples comentário cômico. As vezes sou criticado por falar de etnias, religião e sociedade, mas cago pra isso... sou humorista e faço humor. Assim como as outras pessoas, tenho direito de gostar ou não do que consumo. Faria piada com qualquer assunto, desde que o momento seja adequado.

Qual a sua maior dificuldade na hora de escrever os textos?
Fazer com que as pessoas possam enxergar além da piada (em alguns casos).

Como foi fazer show aqui em Taubaté? Voltaria mais vezes?
Foi bem bacana... tinha público pra todo tipo de humor, uns compram mais a ideia do que outros. Voltaria e votarei assim que puder.

Qual a sua opinião sobre o humor no Brasil atualmente?
Os mais experientes e os novos humoristas estão mandando muito bem... o que está cagando a classe são os oportunistas internos, que fazem qualquer tipo de merda e dizem que é humor para aproveitar o boom do mercado... e os oportunistas externos (jornalistas, personalidades, etc) que se aproveitam de acontecimentos para se promover.

Você já teve que lidar com alguém que atrapalhou seu show? Qual é a melhor coisa a fazer nessas horas?
Várias vezes... e tenho que revelar: adoro isso! Existem casos e casos, na maioria das vezes, faço uma 'tirada' simples, visando fazer com que a pessoa apenas assista o show... caso a coisa continue, procuro recursos na mesa ou na pessoa, inserindo no show, sem ser ofensivo. Caso a pessoa seja uma baderneira, tento jogar o público contra e se nada disso der resultado, encerro o show.

Quem você indica para ser entrevistado aqui no DNA do humor?
Tanta gente... mas indicaria Gus Fernandes.

Recado do Güeré:
bom, o recadinho é: antes de fazer o que quer, saiba o que está fazendo. Agenda e mais infos, a galera pode ver no www.fabioguere.com.br













Essa foi a entrevista com o Fábio Güeré =) Quero muito agradecê-lo por ter aceitado participar! Acompanhem o trabalho desse cara, vale a pena! Espero que vocês tenham gostado, semana que vem tem mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário